O que um nutricionista pode fazer por você?

A Nutrição é uma carreira muito linda a altruísta. Nós nutricionistas acreditamos no poder que a alimentação adequada tem de transformar a saúde e a vida das pessoas.

Nossa área de atuação é muito ampla. Atuamos em restaurantes, clubes esportivos, na saúde pública, vigilância sanitária, no ensino, nas escolas, empresas, supermercados, indústrias, hospitais, bancos de leite humano, consultórios particulares…

Todo estabelecimento que manipula alimentos, deveria ter um nutricionista como responsável técnico.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nutricionista que atua em consultório não lida somente com pessoas que precisam emagrecer, mas também com pessoas que desejam ganhar massa muscular, atletas que precisam melhorar o rendimento; pessoas que precisam adaptar a alimentação para tratar e prevenir doenças, alergias ou intolerâncias alimentares; pessoas que desejam ter mais qualidade de vida…

Entre as principais especialidades dentro da nutrição estão: nutrição materno-infantil, nutrição esportiva, terapia nutricional (nutrição por sondas, por exemplo), nutrição clínica, oncológica (câncer), funcional e fitoterapia.

Hoje, nós nutricionistas, damos bastante enfoque na disciplina da nutrição comportamental, que trata não apenas de aspectos ligados ao que a pessoa consome, mas como ela se comporta diante da comida, suas crenças, medos, pensamentos e comportamentos.

Já a nutrição funcional prioriza os alimentos funcionais, aqueles com efeitos comprovados na saúde.

Toda especialidade tem sua aplicação e se adapta a cada perfil, necessidade ou momento da vida de cada pessoa.

No consultório, o nutricionista realiza uma entrevista com o cliente, onde hábitos de saúde, história familiar, hábitos alimentares, exames e outras informações são coletadas.

O nutricionista pode realizar também uma avaliação de peso, altura, medidas, percentual de gordura e funcionalidade.

A partir de todos esses dados, ele propõe junto com o cliente a estratégia de intervenção: se serão utilizados planos alimentares (dietas), cardápios, indicação de suplementos nutricionais, fitoterápicos, orientações qualitativas ou outras estratégias mais específicas.

Apenas o nutricionista é capacitado por lei para prescrever planos alimentares. Nutrólogos e endocrinologistas são especialidades médicas que podem fornecer orientações nutricionais mais gerais.

Se você deseja melhorar sua saúde, consulte um nutricionista. É tão essencial ir com regularidade ao nutricionista quanto ao médico ou dentista.

Uma alimentação bem orientada pode melhorar seu sono, sua disposição, sintomas como mau funcionamento intestinal, dores de cabeça, intolerâncias alimentares; na verdade, a grande maioria dos problemas pode ser melhorada ou minimizada com uma alimentação adequada.

 

AGENDE SUA CONSULTA

Nutrição não é sobre quanto peso você perde, mas quanta vida você ganha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *